sábado, 11 de dezembro de 2010

Atenção

Brinquedos: perigo no sapatinho


A DECO/PRO TESTE testou 41 brinquedos e encontrou 17 que não deviam estar à venda, por poderem tornar-se perigosos nas mãos de uma criança. Analisou, ainda, o código de conduta de seis marcas líderes mundiais no fabrico de brinquedos, e verificou que nenhuma é exemplar quanto à sua política social, em especial na China.

Substâncias tóxicas na composição, perigo de esmagar ou entalar os dedos e peças pequenas que se soltam: foram os principais problemas que a DECO encontrou. Segundo aquela associação, cabe à Inspecção-Geral das Actividades Económicas intensificar a sua actuação e penalizar com severidade os infractores. Tal passa pela divulgação pública da identificação, bem como do brinquedo perigoso.

Quanto ao símbolo CE, apenas dá uma falsa sensação de segurança aos consumidores. Por lei, este deve ser colocado pelo fabricante ou importador para indicar que o brinquedo respeita as normas de segurança em vigor. Contudo, além destas serem incompletas, não há uma entidade independente que controle a veracidade do mesmo. A prova está nos produtos perigosos à venda que tinham o referido símbolo.


Nas compras

  • Escolha o brinquedo de acordo com a idade da criança a que se destina. Antes de comprar, leia, com atenção, todos os avisos e instruções.

  • Na loja, peça para abrir a embalagem e ver o brinquedo. Passe a mão pelas arestas, pontas e bordos, para se certificar de que não magoam a criança. Se o mesmo for para uma criança até 3 anos, evite produtos com peças pequenas que possam ser facilmente arrancadas (por exemplo, rodas, olhos ou pêlos). Se for um boneco com costuras, certifique-se de que estão bem cosidas e a criança não tem acesso ao enchimento. Evite, também, brinquedos com fios compridos, em especial quando se destinam aos mais novos.

  • Já em casa, antes de dar o brinquedo à criança retire-o da embalagem. Contudo, anote ou guarde a morada do fabricante ou do importador. Se ocorrer algum acidente, poderá vir a ser necessária.

  • Depois do divertimento, ensine as crianças a arrumar tudo numa caixa. Os brinquedos abandonados no chão podem tornar-se numa armadilha, provocando quedas graves.

  • Sempre que um produto ferir seriamente uma criança, por não cumprir as regras de segurança, envie uma queixa à Inspecção-Geral das Actividades Económicas ou à Comissão de Segurança. Convém apresentar o brinquedo que causou o acidente e todas as provas que reunir (relatórios médicos e fotografias, por exemplo).

Sem comentários:

Enviar um comentário